Observatório Fake News

Observatório Fake News é um projeto de pesquisa vinculado à Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a coordenação da professora: Lorena Tavares de Paula

Esclarecendo conceitos…

A fake news pode apresentar uma narrativa unilateral para fomentar as opiniões e pontos de vista que possui um único compromisso, a desinformação. Na configuração da sociedade contemporânea, tratada por alguns autores como “Sociedade pós-moderna” a disseminação da informação fake (falsa) ou real recebe contornos ainda mais complexos. A fluidez e globalização proporcionada pela internet e potencializada pelas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens tornam esse processo instantâneo e “viral”.