
O programa Rádio Janela é um projeto vinculado ao Programa Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Semanalmente visita comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O programa Rádio Janela apresenta: Orgulho e luta: Movimento LGBTQIA+.
Importante:
Número para tirar dúvidas a respeito da retificação: (31) 99288-0353
Confira a página do Coletivo Não-Binárie no @coletivo.nbmg
No dia 28 de junho, comemoramos o dia internacional do orgulho LGBTQIA+. O movimento é constituído por pessoas que compartilham a realidade de serem marginalizadas em função de suas orientações sexuais e identidades de gênero. No Brasil, o movimento ganhou força na década de 70, durante a ditadura militar, com grande repressão por parte do governo. A luta avançou consideravelmente, com o passar dos anos, e, por isso, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial de Saúde.
Mas afinal, quais são as mobilizações que estão sendo feitas pela comunidade no mês do orgulho?
No informativo, Douglas Neves entrevista Lui Oliveira, dos Coletivos Não-Binário de Minas Gerais, Cintura Fina e Articulação Brasileira Não-Binária. E, no quadro Fala na Janela, foram entrevistados membros e apoiadores da comunidade LGBTQIA+.
No quadro Estórias, Contos & Poesias temos o trecho do livro “Baba nas costas”, de Carmen Marçal, artista-pesquisadora, escritora, dramaturga, atriz e nova colaboradora do programa, na voz da autora. Para finalizar, o quadro Música Independente traz a música “Menino Eu”, de Hans Landim, também novo colaborador.
Marcações do Vídeo:
00:00 – Abertura
00:51 – Estórias, Contos e Poesias
02:38 – Informação e Divulgação Científica
08:57 – Fala na Janela
11:20 – Música Independente
13:34 – Créditos
=========== CRÉDITOS =============
Direção: Maria Guiomar Frota.
Consultoria: Ricardo Lima.
Produção: Julia Bittencour, Larissa Veloso, Letícia de Oliveira e Paola Parreiras.
Edição: Douglas Neves, Johnatas Tiago, Ian Lofego e Thiago Furbino.
Apoio Técnico: Álvaro Volcadão.
Divulgação: Centros Culturais de Belo Horizonte
Apoio: ProEX UFMG
Trilha de abertura: Iconili.