Sobre a Rádio Janela
O Programa Carro-Biblioteca: frente de leitura iniciou suas atividades em 25 de abril de 1973, sendo hoje o segundo programa de extensão mais antigo de toda UFMG. Criado e mantido pela Escola de Ciência da Informação (ECI), seu objetivo principal, desde seus primórdios, é disponibilizar os serviços de biblioteca junto a comunidades periféricas de Belo Horizonte e Região Metropolitana incluindo, a partir de 2006, o acesso à Informação eletrônica através de um telecentro móvel (OLIVEIRA, DUMONT, GOMES, 2015, p.6).
Os serviços regularmente prestados pelo carro biblioteca, conforme o Guia do Usuário são os seguintes: “atendimento, orientação para leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo, empréstimo, reserva e renovação do acervo, distribuição do Boletim Bairro a Bairro e promoção de atividades de incentivo à leitura.” (ECI/UFMG)
As comunidades atendidas pelo programa possuem em comum a ausência de bibliotecas públicas ou comunitárias em seu entorno, o que torna o Carro-Biblioteca fonte fundamental de informação disponível para seus moradores. Para Dumont (1995, p. 182), “o carro funciona como um agente que vai suscitar o interesse pela leitura, criando posteriormente uma frente provocativa de demanda de serviços bibliotecários”, seja por meio de uma biblioteca comunitária ou pública.

Por ser um programa de extensão e estar relacionado ao ensino e a pesquisa, oriundos da ECI, sempre agregou projetos de natureza diversa ligados à inclusão digital, artes e antiguidades, educação para os direitos da criança, conservação e preservação de acervos e contação de estórias. Atualmente, existem três projetos vinculados que atuam de modo independente quanto aos seus objetivos, mas que versam sobre ações em prol dos propósitos do programa: o Boletim Bairro a Bairro, o Conto e Reconto e o Projeto COVID-19 Carro Biblioteca.
O Projeto COVID-19 Carro Biblioteca é o mais recente, foi criado em maio de 2020 para atuar com ações mais concretas nas comunidades, durante o período de isolamento social causado pela pandemia COVID-19 e tem como propósito “informar remotamente através de redes sociais as comunidades atendidas pelo Programa Carro Biblioteca sobre a doença COVID-19 a partir do repasse de informações produzidas sobretudo por pesquisadores da UFMG e outros órgãos de utilidade pública”1 e presencialmente, mas com distanciamento social através de um podcast denominado Rádio Janela.
O Programa Rádio Janela é veiculado pelo carro som nos bairros Jardim Encantado, em São José da Lapa; Nossa Senhora de Fátima, em Sabará; Confisco e Céu Azul em Belo Horizonte, nesse último conta também com pontos de alto-falante cedidos pela própria comunidade.
Prestes a iniciar mais um ano de atuação, precisamente em março de 2020, o programa deparou-se com a interrupção de todas as atividades presenciais da universidade. Dessa forma surge o Projeto COVID 19 Carro Biblioteca, uma ação conjunta cercada de comprometimento, entusiasmo e solidariedade que é descrita de modo detalhado no item seguinte do artigo.